Dias de campo apresentam uvas brasileiras para clima tropical


Novas opções para mesa, suco e vinho trazem vantagens competitivas

Na próxima semana, de segunda à sexta, 7 a 11, a Embrapa irá fazer uma verdadeira maratona para apresentar as diferentes cultivares de uva para mesa, suco e vinho, desenvolvidas e lançadas recentemente pelo Programa de Melhoramento Genético da Videira, conduzido pela empresa de pesquisa, que estão tendo excelente desempenho no semiárido nordestino. Os dias de campo acontecerão em diferentes campos de produção na cidade de Petrolina (PE) e a cada dia será apresentada uma variedade específica.

Segundo a pesquisadora Patrícia Ritschel, coordenadora do Programa de Melhoramento Genético da videira da Embrapa Uva e Vinho, a ideia é divulgar as cultivares que vem mostrando um bom desempenho na região e, assim, estão ampliando a competitividade para os produtores na região. “A grande maioria das uvas que vamos apresentar são tolerantes às principais doenças da videira, em especial o míldio, o que representa uma grande vantagem para produtores e consumidores, já que esta tolerância possibilita uma redução das aplicações de fungicidas” destaca Patrícia.

“Além de conhecerem as cultivares no campo, os participantes assistirão a apresentações sobre o desempenho delas em clima tropical e poderão degustar as uvas, os sucos ou os vinhos elaborados. Vai ser uma excelente oportunidade para conhecer as novas oportunidades para a região”, antecipa o também coordenador do Programa de Melhoramento, pesquisador João Dimas Garcia Maia.

O Programa de Melhoramento Genético de Videira da Embrapa Uva e Vinho é realizado há 39 anos e já lançou 18 novas cultivares de uva: 8 uvas de mesa, sendo 3 com sementes e 5 sem sementes, além de outras 7 cultivares para suco e 3 para elaboração de vinhos. (saiba mais em: http://www.cnpuv.embrapa.br/pesquisa/pmu/index.php?opcao=opt_05 )

Os dias de campo são gratuitos. Inscrições e informações adicionais no e-mail: cpatsa.nco@embrapa.br.

Cronograma:

Segunda- feira: a partir das 14h, na Embrapa Semiárido, serão apresentadas as seleções 46 e 47, novas cultivares de uvas brancas para elaboração de vinho, que ainda estão em fase de validação.

Terça-feira: a partir das 9h, no Lote do viticultor Jorge Deon, é dia de conhecer a ‘BRS Isis’, cultivar de uva vermelha, sem sementes e tolerante ao míldio.

Quarta-feira: a partir das 9h, os participantes irão conhecer a ‘BRSNúbia’, cultivar de uva preta, com sementes, também tolerante ao míldio, em local a ser confirmado.

Quinta-feira: a partir das 9h, também na Fazenda Timbaúba, o evento será dedicado para a ‘BRS Magna’, cultivar de uva para elaboração de suco, bastante tintureira, com sabor aframboesado e com alto conteúdo de açúcares.

Sexta-feira: a partir das 9h, na Fazenda Fruithall, a ‘BRS Vitória’, cultivar de uva sem sementes, preta e tolerante ao míldio, será a grande atração. Ela vem se destacando e conquistando os consumidores pelo seu sabor diferenciado.

Serviço:
O que: Dias de Campo das cultivares de uva desenvolvidas pela Embrapa Uva e Vinho, em Petrolina (PE)

Programa:

7/11 – segunda- feira: seleções 46 e 47, novas cultivares de uvas para elaboração para vinho.

8/11 – terça-feira: ‘BRS Isis’, cultivar de uva vermelha, sem sementes e tolerante ao míldio.

9/11 – quarta-feira: ‘BRS Núbia’, cultivar de uva preta, com sementes, também tolerante ao míldio.

10/11 – quinta-feira: ‘BRS Magna’, cultivar de uva para elaboração de suco, bastante tintureira e com sabor aframboesado.

11/11 – sexta-feira: ‘BRS Vitória’, cultivar de uva sem sementes, preta e tolerante ao míldio

Inscrições e Informações: cpatsa.nco@embrapa.br

Ascom
COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Dias de campo apresentam uvas brasileiras para clima tropical"

Postar um comentário