VAQUEIROS PROTESTAM CONTRA PROIBIÇÃO DA VAQUEJADA EM PETROLINA, PE


Vaqueiros, trabalhadores de vaquejada e simpatizantes protestaram, nesta terça-feira (11), contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pela proibição da atividade no Estado do Ceará, mas, que serve de referência para todo o país. A manifestação ocorreu na Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra, que liga as cidades de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a Juazeiro, no Norte da Bahia.

O protesto começou por volta das 9h30, interditando o trânsito da BR-407, nos dois sentidos. O trânsito ficou congestionado por cerca de dois quilômetros. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local para controlar o tráfego de veículos. Da ponte, os vaqueiros seguiram em cavalgada para a Prefeitura de Petrolina, Zona Central da cidade, onde continuaram o protesto.

A vaquejada é uma tradição cultural nordestina na qual um boi é solto em uma pista e dois vaqueiros montados a cavalo tentam derrubá-lo pela cauda.

Assim como ocorre em outras regiões do país, os organizadores não concordam com a decisão do STF. Eles pedem que o congresso aprove uma emenda constitucional que regulamente a vaquejada e que torne a prática como patrimônio imaterial da cultura brasileira.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), cerca de 300 vaqueiros participaram do movimento. Segundo a organização, duas mil pessoas compareceram a manifestação.

Decisão do STF
Por 6 votos a 5, os ministros consideraram que a atividade impõe sofrimento aos animais e, portanto, fere princípios constitucionais de preservação do meio ambiente. Com a decisão o STF derrubou uma lei do Ceará que regulamentava a vaquejada.

Apesar de se referir ao Ceará, a decisão servirá de referência para todo o país, sujeitando os organizadores a punição por crime ambiental de maus tratos a animais.

Com informações de Taisa Alencar do G1
COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "VAQUEIROS PROTESTAM CONTRA PROIBIÇÃO DA VAQUEJADA EM PETROLINA, PE"

Postar um comentário