O plenário do Senado aprovou em 5 de agosto texto sobre a criação de municípios. O material seguiu para a sanção presidencial porque já havia passado pela Câmara dos Deputados. No entanto, nesta quarta-feira, 27 a presidente Dilma Rousseff (PT) vetou integralmente, por contrariedade ao interesse público, o projeto de lei que tratava da criação, incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios. A mensagem de veto e justificativa pela decisão foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira. O Ministério da Fazenda foi consultado sobre a proposta. A conclusão foi que a iniciativa representava gastos, colocando em risco o equilíbrio da responsabilidade fiscal.
Na manhã desta sexta-feira,29, integrantes da Comissão Emancipalistas de Vermelho falaram ao Programa Nossa Voz, e se pronunciaram a respeito dessa decisão. O projeto vetado por Dilma buscava a criação de vários distritos, inclusive em Pernambuco, que tinha a solicitação de mais de trinta distritos que buscavam tornar-se cidades.
Fernando Angelim, presidente da Comissão de Vermelhos falou da viabilidade e do desejo de Vermelho em emancipar-se, bem como da reação dos habitantes e da própria Comissão, ao saberem da decisão do veto.
"Pra nós foi uma grande decepção, porque houve um ano de negociações, foi feito um veto no primeiro projeto e foi feito um acordo que fosse feito outro projeto; E o projeto foi feito. Porém, quando nós esperávamos, estávamos todos animados, imaginando que a presidenta ia sancionar, ela vetou o projeto. E isso causou uma decepção muito grande nos emancipalistas que estão todos revoltados, mas nós não vamos desistir, vamos continuar lutando. Nós vamos procurar um meio, vamos correr atrás do nosso sonho, porque o meu lugar, vermelhos, nós temos a convicção de que tem condições de ser emancipado, porque lá estão as vinícolas, lá estão as fazendas, lá tem estrutura física. Então, nós entendemos, nós temos uma boa população, nós entendemos que temos condições de ser município. Então, nós não vamos desistir, nós vamos continuar lutando por esta realidade, que vermelhos é um potencial forte, e ele tem condição de ser cidade", declarou Fernando.
Segundo levantamento da Comissão, Vermelhos tem 9.800 habitantes. Diante desse número, Fernando reconhece que existem condições para que Vermelhos viesse a se tornar cidade.
"Nós entendemos que temos condições, nós acreditamos, nós temos aí um levantamento de 2010 de 9.800 habitantes, do IBGE. Aumentou a população. Mas nós temos grandes benefícios que vai nos trazer a Vermelhos. Vamos ter banco, como nós vamos ter a própria prefeitura administrando o dinheiro de Vermelhos. Outras condições, a exemplo de um Hospital, a exemplos de tantas outras coisas boas,que Vermelhos hoje não tem, mas depois de tornar cidade, podemos ter tudo que uma cidade tem, nós vamos usufruir desse bem, que nós acreditamos que isso vai acontecer", pontuou o presidente da Comissão.
Fernando Angelim comentou ainda que o veto da presidente foi uma decepção para todos.
"A presidenta ela fez um acordo, e ela não cumpriu com a palavra dela. Nós estamos decepcionadíssimos com a presidenta, e nós entendemos que o que ela fez, não poderia ter sido feito. Nós temos uma comissão, e nessa comissão foi feito um novo projeto; E esse projeto era apenas pra mudar algumas questões, pra que atendesse o que a presidente queria. Foi mudado o projeto, foi levado, o Senado aprovou. Porém, todos diziam que a presidente ia sancionar o projeto. E, de repente, nós recebemos a notícia. Foi um impacto pra nós, que foi vetado o projeto mais uma vez", finalizou Angelim.
Fonte: Grande Rio FM
Blog Santana Noticias
0 Comentario ""Nós estamos decepcionados com a presidenta Dilma", disse Fernando sobre veto ao projeto de criação dos municípios."
Postar um comentário