Reunião com os produtores e os prefeitos de Juazeiro/BA e Petrolina/PE discutirá situação fitossanitária da fruticultura do Vale



mosca-das-frutas

A Associação Brasileira dos Produtores, Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), promoverá uma reunião com os produtores e os prefeitos de Juazeiro e Petrolina, na próxima quinta-feira (25), às 9h, no auditório do Banco do Brasil, da cidade pernambucana. O objetivo do encontro é buscar uma solução imediata no combate à infestação das moscas-das-frutas, que põem em risco a fruticultura do Vale.


O Presidente da Comissão Nacional de Fruticultura, da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Carlos Prado, também estará presente na reunião juntamente com os representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), da Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (Adragro) e da Moscamed para discussão e tomadas de decisão que proporcionem uma solução rápida.
            De acordo com a Abrafrutas, recentemente o Chile suspendeu a importação da manga brasileira, por apresentar sinais de contaminação. No Vale do São Francisco (VSF) o problema com a praga se agravou pela falta de monitoramento da mosca-das-frutas.
Para o Presidente da Moscamed, Dr. Jair Virgínio, a iniciativa da Abrafrutas é louvável. “Precisamos desta união para vencer a praga e garantir o êxito da fruticultura do Vale, pois todos estão em risco, o pequeno, o médio e o grande produtor”, afirma Virgínio.
Moscas-das-frutas
A Ceratitis capitata foi detectada no Brasil em 1901 e, desde então, se expandiu por todo o nosso território. É uma praga primária, e o efeito ocorre quando as fêmeas depositam os ovos nos frutos, permitindo a entrada de organismos oportunistas que estragam o pomar, como fungos e pequenos besouros. Podem infectar até 300 espécies de vegetais inclusive as culturas de manga, uva, goiaba e acerola.
Além das perdas diretas no campo e do aumento no custo de produção, a praga é considerada quarentenária, ou seja, está presente em outros países ou regiões e mesmo sob controle permanente, constitui ameaça a economia agrícola do país ou região importadora.
Os diversos países que importam frutos brasileiros exigem o estabelecimento de medidas fitossanitárias, que são procedimentos de monitoramento e controle das pragas que possam provocar danos ao meio ambiente, inclusive ao país importador. Na ausência destas medidas, as importações podem ser suspensas pelo comprador.(Ascom Moscamed Brasil)


Blog Santana Noticias 
COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Reunião com os produtores e os prefeitos de Juazeiro/BA e Petrolina/PE discutirá situação fitossanitária da fruticultura do Vale"

Postar um comentário